12° BE Cmb Bld - NPOR realiza visita ao Lar do Idoso
Alegrete (RS) - Por ocasião da semana alusiva ao Dia dos Pais, no dia 10 de agosto, os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Batalhão Marechal Enéas Galvão, realizaram uma visita ao Lar do Idoso Ari Vargas Paim e aproveitaram a oportunidade para realizar a entrega de cerca de 40 kg de leite em pó arrecadados pelos próprios alunos. A visita foi de extrema valia para os alunos por enaltecer a importância da família e da presença dos filhos junto aos pais e os vovôs puderam compartilhar suas histórias e experiências de vida. A oportunidade demonstrou não somente a parte social materializada pelas doações que o asilo recebe, mas também pelo contato e atenção disponibilizada pelos alunos, que puderam interagir e socializar com os idosos.
Seguem depoimentos dos alunos...
“Eu aluno Costa do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva relato que a visita ao asilo foi um evento de grande valia, para a confraternização dos alunos com os demais senhores e senhoras lá presentes, e assim compartilhar experiências, ouvir e contar histórias.
Visita que exalta o valor do cidadão que todos buscamos exercer, além de trazer reflexões sobre nós mesmos e como devemos nos comportar no hoje para amanha colher bons frutos, como a presença de nossos amigos.
Viu-se muita alegria e descontração por parte da maioria lá presente, histórias diversas que vale guardar na memória como lição, como casos de abandono por parte dos familiares que percebe-se que gera angústias que os que a possuem preferem guardar para si e não falar muito sobre isso.
Vale ressaltar que a música que por sua natureza é uma arte que alegra, estimula a socialização porque age como relaxante para os mais estressados e chama a atenção dos curiosos, e a presença da banda se mostrou de grande valia por sua competência.
No geral pode parecer que foi apenas uma visita, mas se pensar na rotina repetitiva dos moradores do asilo esse foi “o dia”, acredito que a visita foi um sucesso por sua energia acolhedora que alimenta aqueles que se encontram desmotivados com a vida, o que fica como obra é isso”
Murilo Costa da Rosa 19 anos – Aluno do NPOR
“Eu aluno Corrêa do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva na visita ao lar do idoso, pude ver o quanto é de suma importância valorizar cada pessoa cada ser ao seu lado. E também o que significa para os idosos ali presentes, parar e conversar 15,20 minutos com cada já da vontade de viver mais, dá uma esperança a eles que ali estão e a quem for visitá-los, não é apenas ouvir é uma troca de experiência, ao sair você se sente renovado e com vontade de aprender viver mais.
A quem for visitá-los saiba que sua presença vale mais do que apenas doar, estar ali de corpo presente não é apenas um favor que prestamos a eles e sim a nós mesmos. Foi minha primeira visita ao lar dos idosos e sim você antes de ir pode pensar que vai apenas escutar e escutar histórias que certamente vai ouvir ao ir visitá-los, mas ao ir você não perde 2 horas do seu tempo e sim você ganha esse tempo, há uma reflexão após visitá-los do que você quer, do que vai fazer dali para frente.
Nossa visita ao lar foi de grande valia tanto para nós que ali estávamos presentes como para os idosos, teve música o que ressaltou a alegria de tê-la ali para os idosos. Tanta história contada em tão pouco tempo que realmente vai ficar gravado na memória, histórias alegres e tristes de abandono de familiares, de acidentes que aconteceram antes de estarem ali. Mas tudo isso que podemos ouvir dos idosos que ali estavam nos deu uma lição de vida que realmente vai ficar marcado em todos os alunos ali presentes e mediante a tudo isso ficará a certeza de que realmente irei visitá-los novamente.”
Gabriel da Rosa Corrêa 19 anos - Aluno do NPOR.