6º Esqd C Mec - Concurso da Canção do 6º Esqd C Mec
Santa Maria (RS) - O Comando do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realiza o Concurso para a escolha de sua canção.
Para a premiação estamos oferecendo o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) com o apoio da FHE-POUPEX.
O período de inscrição será de 28 de maio a 15 de agosto de 2018.
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30 DE AGOSTO DE 2018.
HISTÓRICO DO 6º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADO
O 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, com sede em Santa Maria, foi criado e organizado através da Portaria Ministerial Nr 83, de 19 de dezembro de 1985. Nesta data comemora seu aniversário e, até o momento não recebeu denominação histórica.
A criação do 6º Esqd C Mec veio preencher as necessidades da 6ª Brigada de Infantaria Blindada nos aspectos de reconhecimento e segurança, suas missões principais, bem como de garantia da lei e da ordem e aumento do poder de combate.
Nos anos de 1987 e 1988, foram elaborados os Planos e Programas de Organização e o QO/QDE, recebido material de dotação e classificados os seus quadros, para ser executada a primeira incorporação de conscritos no ano de 1989.
Inicialmente, o Esquadrão ocupou um quartel juntamente com o Cmdo da 6ª Bda Inf Bld e sua Cia Cmdo, no antigo aquartelamento do 7º BIB, na Avenida Borges de Medeiros. Para isso, as instalações foram totalmente remodeladas em 1988, a fim de atender às necessidades dessa OM quanto ao material novo e pessoal.
Em 2002, o 6º Esquadrão mudou-se para a região do Boi Morto, ocupando alojamentos e garagens no 7º BIB e com o pavilhão de comando na 6ª Cia E Cmb Bld.
Em 2004, o 6º Esqd C Mec deixou as instalações da 6ª Cia E Cmb Bld e ocupou um dos pavilhões do 7º BIB, que havia sido transferido para a cidade de Santa Cruz do Sul, passando a dividir o condomínio com o 1º RCC e CIBld, unidades transferidas do Rio de Janeiro para aquele aquartelamento.
No ano de 2006, com a extinção da 6ª Cia E Cmb Bld, o 6º Esqd C Mec ocupou definitivamente suas atuais instalações, o que veio a contribuir para elevar o nível de excelência da instrução e da administração.
Em 2007, o 6º Esqd C Mec, participou com um efetivo de onze militares do 7º Contingente do Exército Brasileiro na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).
Em 2010, foram designados sete militares do esquadrão para a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH). Em maio de 2014, trinta militares fizeram parte da Força de Pacificação do Complexo da Maré na Operação São Francisco II, na cidade do Rio de Janeiro, e em novembro de 2014, vinte militares foram designados para compor o BRABAT/21, na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).
Hoje, o 6o Esqd C Mec, apesar de ainda jovem, pela sua coesão, espíritos de corpo e de cumprimento de missão, já consolidou sua posição no âmbito da 6ª Bda Inf Bld.
RECONHECER, INFORMAR, PROTEGER!