1º RCC - Formando Combatentes para Linha de Frente na Guerra contra a COVID-19
Santa Maria (RS) – Entre os anos de 2020 e 2021, o 1º Regimento de Carros de Combate trabalhou intensamente na formação de Sargentos Técnicos Temporários (STT), com a execução de 05 Estágios Básicos de Sargentos Temporários (EBST).
Na primeira turma, em março de 2020, foram formados 11 militares da área de Saúde, dentre eles Técnicos em Enfermagem e em Radiologia. No mesmo ano, colaborando de forma uníssona com o Escalão Superior e no esforço da 3ª Região Militar no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, foram formadas mais 07 Sargentos Técnicos Temporários de Enfermagem. O objetivo desse acréscimo de pessoal foi dotar os Hospitais e Postos de Saúde militares com pessoal capacitado para atuar na linha de frente no combate à COVID-19.
Em 2021, o 1º RCC continuou no seu empenho de combate à COVID-19, com foco na formação do pessoal de Saúde, já tendo formado 17 Sargentos Técnicos Temporários de Enfermagem, em 02 Estágios de Formação. Ainda no corrente ano, será realizado o terceiro EBST, também destinado à formação precípua de militares profissionais na área da Saúde.
Até a presente data foram formados 36 militares de Saúde, que estão sendo empregados diretamente no enfrentamento à pandemia, atuando nos Hospitais e Organizações Militares da 3ª Divisão de Exército.
Convém ressaltar que os Sargentos atuam, não só em apoio aos militares e à família militar, mas também no extraordinário apoio à população em geral, apoiando vacinações e mobiliando Postos de Triagem em Hospitais e Órgãos Públicos Civis, no insigne esforço comum para o enfrentamento à pandemia.
Dessa forma, o 1º RCC contribui decisivamente no combate à COVID 19, formando os Guerreiros da Saúde, que estão na linha de frente da guerra contra a pandemia.
Créditos:
Texto: Cap Eduardo Chaves e Sgt Dos Reis
Fotos: Sd Moura