6ª Bia AAAe AP - Operação Saggita Primus
Santa Maria (RS) - A 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP), sob coordenação da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe), participou, com 1 Seção de Artilharia Antiaérea com Viatura Blindada de Combate Antiaérea Gepard 1 A2, no período de 13 a 17 de setembro, no Campo de Instrução de Formosa, da Operação Saggita Primus 2021.
A operação teve a participação das Organizações Militares Diretamente Subordinadas a 1ª Bda AAAe, juntamente com as Subunidades de Artilharia Antiaérea orgânicas das Brigadas de Infantaria e Cavalaria do Exército Brasileiro. Com a presença de todos os comandantes de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, a operação teve início com uma concentração estratégica na região de Formosa-GO e culminou com a realização do tiro real do canhão 35mm da VBC AAe GEPARD, do míssil Telecomandado RBS-70 e do míssil Portátil Igla-S. Contou ainda com o desdobramento do subistema de controle e alerta, representado pelo Centro de Operações Antiaéreas e pelo Radar SABER M60, ambos de fabricação nacional.
A Operação, enquadrada numa situação tática no amplo espectro das operações de defesa antiaérea, capacitou os Grupos e Baterias Antiaéreas a realizarem o tiro para apoiar a Força Terrestre na defesa de infraestruturas críticas do país e na proteção antiaérea das tropas e instalações da Zona de Combate, proporcionando liberdade de ação aos Comandantes de diversos escalões em variados tipos e ambientes operacionais.
Todas as atividades seguiram os protocolos de prevenção à COVID-19.